Projetos

Expocemi

Exposição de Ciências e Tecnologia do Cemi. Trata-se de um projeto focado no desenvolvimento da criatividade, na resolução de problemas com o emprego dos procedimentos e técnicas da ciẽncia e no desenvolvimento da habilidade comunicativa oral e escrita. Tem como objetivo apoiar a iniciativa, a responsabilidade e incentivar o jovem a desenvolver projetos, utilizando o método científico e tecnológico como um dos instrumentos para o desenvolvimento de habilidades específicas investigativas.

O projeto se configura como um momento de culminância dos trabalhos desenvolvidos na disciplina de Iniciação Científica (1o e 2o semestres) e nas Trilhas de Aprendizagem (3o semestre).

Os estudantes finalistas devem expor seus projetos em estandes de medida padrão e durante a mostra de projetos deverão apresentar aos professores avaliadores o Relatório do Projeto, o Plano de Pesquisa e o Diário de Bordo. Estas documentações serão avaliadas de acordo com os critérios de avaliação da feira.

Múltiplas Brasilidades

O projeto múltiplas brasilidades se fundamenta na intenção de aplicar métodos, técnicas e recursos para criação de vídeos que consigam informar produtores e telespectadores sobre questões gerais da afro-brasilidade e entrelaça-las ao desenvolvimento de habilidades tecnológicas voltadas ao perfil e realidade cognitiva dos/das jovens estudantes contemporâneos/as.

Procura-se, de forma mais específica, possibilitar a desconstrução de ideias preconcebidas sobre a cultura afro-brasileira; valorizar as iniciativas de inclusão, dando visibilidade às ações afirmativas já promovidas pela sociedade; operar a valorização e preservação do patrimônio cultural afro-brasileiro; ampliar o conhecimento e a compreensão sobre a história dos/das afrodescendentes e a história da África; implementar de forma abrangente a Lei 10.639; relacionar e adequar o tema da “Consciência negra” às diversas disciplinas do currículo regular e do tecnológico; agregar conteúdos às condições de aprendizado da aluna e aluno informatizado, tecnológico, multi-identitário, dinâmico e complexo.

Aplicativos de informática

Visa proporcionar aos alunos o aprendizado sobre desenvolvimento de um software aplicativo que poderá ser utilizado de forma real, visando assim à consolidação do aprendizado em programação aplicado à prática.

Idealize

A escola por si só é promotora de conhecimentos que vão além das disciplinas escolares, constituindo-se terreno fértil para a construção e estímulo para o protagonismo. Este é compreendido como uma postura de proatividade que leva o sujeito a ter condições de refletir a realidade e atuar no enfrentamento das dificuldades visualizadas.

O projeto tem importância na efetivação de uma das principais características da educação: a transformação por excelência. Afinal, a relação professor/aluno, escola/comunidade, faz com que os conhecimentos adquiridos ao longo do tempo sejam difundidos e que as experiências relacionais transformem as interpretações que temos das experiências vividas. Tudo isso permite que encontremos meios de entendimento e reconhecimento do outro enquanto ser humano. São essas experiências e vivências diárias que educam a percepção do lugar do outro, de suas especificidades e diferenças. É no cotidiano da escola que se trabalha a existência de limites no tratamento com as pessoas, sobretudo, o respeito com aquele que não compartilha dos mesmos valores e gostos.

Semana Tecnológica

O projeto visa fomentar o conhecimento técnico no desenvolvimento de projetos que visem elaborar soluções tecnológicas para problemáticas atuais tais como aplicativos, dispositivos e sistemas, além da análise de dados em diversas temáticas com o uso de computador. É uma oportunidade do estudante vivenciar o mundo das Tecnologias da Informação e se aproximar do mercado de trabalho. O projeto está em formulação e ocorrerá no mês de novembro junto com a ExpoCemi.

Startups CEMI – Acelerando Talentos & Idéias

Oportunizar aos alunos uma aplicação prática dos conteúdos das disciplinas técnicas cursadas ao longo dos semestres, em habilidades e competências por eles adquiridas conjuntamente e/ou interdisciplinarmente na construção de um modelo de negócio/produto/ação empreendedora, para soluções de problemas sociais relevantes na sua comunidade.

Propiciar e fomentar o empreendedorismo pelo desenvolvimento de ações práticas e/ou projetos com e pelos alunos, de aplicação e alcance em questões de problemas sociais relevantes, com ideias e soluções genuínas.